.Para assegurarmos o ingresso e a permanência dos alunos na EJA, devemos nos atentar à prática de leitura. Esse plano de aula proposto pela Revista Nova Escola é uma boa sugestão.
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/pratica-leitura-eja-repertorio-literario-511982.shtml
Bloco de Conteúdo
Língua escrita
Conteúdo
Leitura
Mais sobre EJA e leitura
ESPECIAIS
REPORTAGENS
- Prática adequada aos adultos
- Discurso Vazio
- A EJA agora tem agora objetivos maiores que a alfabetização
- No princípio, é o nome
PLANO DE AULA
Objetivos
– Ampliar o repertório literário.
– Trocar opiniões sobre a leitura.
– Acionar estratégias que permitam descobrir o que está escrito e onde.
Conteúdos
– Leitura de texto poético.
– Sistema de escrita.
Período
1º e 2º.
Tempo estimado
Dez aulas.
Material necessário
Cartões, lápis e cópias da poesia Das Pedras, de Cora Coralina, publicado em Meu Livro de Cordel.
Desenvolvimento
1ª etapa
Apresente a autora Cora Coralina aos alunos. Conte a eles que ela teve uma vida marcada por dificuldades comuns a muitas mulheres: viveu presa aos afazeres domésticos e com pouco dinheiro. Casou-se com alguém que não gostava que ela se ocupasse com atividades que lhe dessem evidência. Relate que Cora sempre gostou de escrever, mas só muito tarde foi estimulada a publicar suas produções.
2ª etapa
Transcreva o poema Das Pedras no quadro e leia em voz alta para a turma, apontando cada palavra e verso. Repita a leitura mais de uma vez, usando a mesma estratégia para que todos possam entrar em contato com o texto. No fim, pergunte o que mais chamou atenção e que ideias estão presentes no material. Faça uma lista com as palavras relacionadas ao que for dito pelos estudantes e convide-os a escrever nos cartões a palavra que resume a principal ideia ou sentimento do texto. Exponha-as no mural da sala.
3ª etapa
Repita a leitura e convide o grupo a pensar se o que foi colocado na lista é pertinente ou não e se é necessário acrescentar outras palavras.
4ª etapa
Divida os alunos em duplas e distribua uma cópia do texto para cada uma delas. A tarefa é encontrar e grifar as palavras que já se sabe ler, inclusive o termo pedra, que aparece muitas vezes. Peça que eles expliquem como fizeram para encontrá-lo.
5ª etapa
Leia este verso em voz alta: “Ajuntei todas as pedras que vieram sobre mim” e pergunte à turma a que pedras Cora Coralina pode estar se referindo. Anote as respostas em uma lista e amplie a discussão para formar outra, com respostas a questões como: quais as pedras que costumam cair sobre os velhos? E sobre os brasileiros?
6ª etapa
Sugira que os alunos escrevam a palavra pedra e a associem à sua experiência de vida. No caso de alunos que ainda não escrevem, aja como um escriba. Lembre-os de que associar uma palavra a seus significados é uma descoberta importante para quem está aprendendo a língua escrita.
Avaliação
Releia o poema e pergunte ao grupo o que mudou na compreensão do texto depois das atividades. Analise a coerência entre as respostas e as perguntas que foram feitas durante todo o trabalho e as mudanças efetivas entre a leitura inicial e a final.